Cynara Maíra | Publicado em 23/09/2024, às 17h00
O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando (União Brasil), foi o primeiro político a participar da Sabatina de Jamildo Melo com os candidatos da cidade.
A entrevista se iniciou às 16 horas, pelo Instagram do site (@blogdojamildo). Além de Durando, também participarão Júlio Lóssio (PSDB), Odacy Amorim (PT) e Lara Cavalcanti (PL).
O candidato usou a entrevista para defender sua atuação como prefeito de Petrolina e o que deseja ampliar em uma possível futura gestão.
Já no início da sabatina, o político citou o embate da cidade de Petrolina para ter uma rede de águas própria, independente da Compesa.
Durando relatou que "um dos maiores problemas daqui de Petrolina é a Compesa". "Como falta água em Petrolina, às margens do São Francisco? [..] estamos brigando na Justiça para assumir essa ação".
Simão Durando afirma que defende durante um segundo mandato sanear toda a região urbana de Petrolina. "A Compesa não está investido". O político deseja criar um modelo de concessão privada. "80% do saneamento da cidade de Petrolina foi feita pelas gestões municipais".
"Nenhum prefeito enfrentou o problema de alagamento na cidade", relatou o candidato ao dizer que pretende garantir a macrodrenagem e diminuir os alagamentos.
Sobre mobilidade, o candidato relata que fez duas duplicações na cidade e que sem essa mudança a "cidade estaria travada". Simão Durando diz que também faz a duplicação da via transnordestina.
Na educação, o prefeito relata que as escolas estão preparadas para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), mas que irá implementar uma ação pela qual salas de aula com mais de cinco crianças com TEA terão mais auxiliares.
O candidato relata que já constrói uma rede de creches voltadas para os filhos de comerciantes, no qual o funcionamento será meia hora maior, até 18h. Durando disse que também planeja implementar cuidados de saúde mental nas escolas.
Simão falou também sobre sua proposta de governo de implementar uma Escola Experimental com Ênfase no Agronegócio.
Sobre o Turismo, ele relatou que está investindo no turismo de vinhos, que está reformando o Museu do Sertão. Em seu plano, está também a inclusão de uma Parceria Público-Privada (PPP) para construir uma roda gigante.
Em relação ao plano de habitação, o candidato cita o plano de criar um programa chamado de "Viver Melhor" para custear reparos nas residências das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na saúde, o prefeito destacou que sua gestão criou uma Casa de Parto para realizar um partos humanizados. O candidato também relata que precisou ampliar a rede de saúde pelo aumento da população no local. Simão pretende inaugurar um hospital municipal geral e ampliar o horário das UBS.
Sobre a informação de que o candidato evitava o debate, Simão disse que irá participar dos debates, mas que não foi no primeiro debate porque, segundo ele, era um veículo não credenciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
"Eu trabalho pelos eleitores de Lula, os de Bolsonaro, o meu partido é o povo", relatou o candidato ao ser questionado sobre seu posicionamento político
"João Campos é a revelação da política", elogiou o candidato sobre o prefeito do Recife, que deu o apoio à candidatura do União Brasil em Petrolina. O PSB apoia a candidatura de Simão na disputa
Sobre as pesquisas mostrando sua vitória, o candidato comentou que "não existe já ganhou, não ligo para pesquisa" e que irá trabalhar até o final da campanha.
"Nós estamos em lados opostos, mas tenho muito respeito pela governadora Raquel Lyra", relatou Simão sobre a parceria e o diálogo para "trabalhar pelo povo"
Na quarta-feira (25), Jamildo entrevistará o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB). O encontro ocorrerá às 16 horas no Instagram (@blogdojamildo).
Veja a programação completa:
TCE verifica irregularidades em cinco creches parceiras da Prefeitura do Recife, mas nega cautelar
PSB deve usar gastos com combustíveis em postos da família para rebater críticas de Daniel a João Campos
Exclusivo: Raquel concede verba milionária para Igreja Católica reconstruir Santuário