Yan Lucca | Publicado em 10/09/2024, às 16h18
Após aparecer na TV, no seu guia eleitoral, sendo chamado de "João dos morros", "das creches", "dos postos", o socialista está levando a sério o apelido "João das Pontes".
O atual prefeito da cidade e candidato do PSB à reeleição, João Campos, anunciou a criação de mais uma ponte no Recife objetivando melhorar o trânsito da capital, conhecido por ser um dos piores do Brasil.
Com o tema mobilidade em alta nos debates e sabatinas, o gestor anunciou nas inserções veiculadas na TV, que a nova ponte vai atravessar o Rio Capibaribe, sendo mais uma ligação entre as zonas Norte e Oeste.
A Ponte Cordeiro-Casa Forte é uma das novidades dos compromissos de campanha de João Campos para um segundo mandato à frente da Prefeitura. A ponte ficará nas proximidades da R. Chacon, em Casa Forte e dará acesso até o cordeiro, na Av. General San Martin, que leva até a Av. Recife.
A ideia é melhorar os entornos da Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte, e a Avenida General San Martin, na Zona Oeste, permitindo o tráfego pelas avenidas João Cabral de Melo Neto, Recife e Presidente Dutra, pelo Viaduto Tancredo Neves.
“Acabamos de entregar a Ponte Monteiro-Iputinga e tem mais três a caminho, com obras a todo vapor. A ponte que conecta Areias à Imbiribeira, a do Rio Morno, unindo Dois Unidos a Beberibe, além da nova ponte sobre o Canal do Arruda. E já tem projeto pronto para iniciar as obras da ponte Cordeiro-Casa Forte. Com ela, vai ser possível ir da Zona Norte a Boa Viagem sem passar pela Agamenon Magalhães”, afirmou o candidato.
Na Zona Norte, outra ponte está sendo construída. A Ponte do Arruda garantirá um novo acesso entre espaços na região e a BR-101, além de articular novas conexões entre os bairros de Arruda, Água Fria, Beberibe, Campo Grande e Peixinhos. Assim, desafoga a Avenida Norte como acesso à BR 101.
Sem espaços para criar maiores obras viárias, resta a construção de outras pontes. Confira as pontes que estão sendo construídas sob a gestão Campos:
Aguardada há 20 anos, a ponte que liga bairro do Monteiro, na Zona Norte, ao Iputinga, na Zona Oeste foi inaugurada no fim de agosto, sem a presença de João Campos, em cumprimento a legislação eleitoral.
Com um investimento total de R$ 43,5 milhões, cruzando o Rio Capibaribe, a ponte beneficia diretamente cerca de 60 mil pessoas. O equipamento começou a ser erguido em 2012, na gestão do PT de João da Costa.
Como nem tudo são flores, após a inauguração da ponte, políticos reclamaram e relembraram que ainda existem famílias que foram retiradas dos entornos da ponte e até então não receberam suas indenizações.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) chegou a fazer uma postagem nas suas redes sociais alertando para essa reivindicação, confira:
Eleições 2024: líder de João Campos na Câmara celebra inauguração da Ponte Jaime Gusmão
Ponte aguardada por 20 anos é inaugurada neste sábado (24), eleição impede João Campos de comparecer
Eleições 2024: Gilson Machado usa Ponte Giratória para bater em João Campos