Cynara Maíra | Publicado em 06/10/2024, às 20h13
Ex-prefeito de Ipojuca, o candidato Carlos Santana (Republicanos), venceu a disputa na cidade contra o nome escolhido pela atual prefeita da cidade Célia Sales (PP), Adilma Lacerda (PP).
Prefeito da cidade por já quatro mandatos, o político conseguiu 45,62% dos votos válidos, com 32.805 eleitores.
Em uma disputa apertada, Adilma Lacerda ficou com 40,47%, em 29.112 votos na cidade. Na terceira posição ficou o candidato do Avante, Paulo Alves, que teve 13,92%.
Após a declaração de vitória, Carlos relatou que fará mudança em Ipojuca. "Nosso povo vai ter mais saúde, educação e oportunidades. Meu sentimento é de profundo amor e gratidão aos ipojucanos e ipojucanas".
Na cidade, uma polêmica envolvendo o show do Wesley Safadão na cidade, marcado para 28 de setembro. O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC) pediu uma medida cautelar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para cancelar o show em comemoração ao dia da Padroeira da cidade.
A alegação era de que a proximidade com a eleição traria um cunho eleitoral para o show, já que Célia Sales apoiava Adilma. Com cachê de R$ 900 mil, houve permissão para realização da apresentação. O TCE decidiu que não existia pressupostos jurídicos para a suspensão da apresentação.
Apesar disso, uma liminar do TCE permitiu a realização do show.
Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com início da carreira política em 1988, Carlos Santana foi eleito prefeito de Ipojuca ainda em 1988, sendo reeleito em 1992.
Já no ano de 2012, o candidato foi eleito através do PSB, conseguindo um novo mandato em 2016. Antes de retomar o Executivo da cidade, Carlos foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) em 2007 e 2012.
Já em janeiro de 2024, Carlos se filiou ao Republicanos para disputar a prefeitura de Ipojuca.