Após encontro com Trump, Lula afirma que o mundo “não aceita mais uma nova Guerra Fria”

Clara Nilo | Publicado em 26/10/2025, às 12h30

-
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ,neste domingo (26), que o cenário internacional atual não comporta mais divisões políticas baseadas em blocos rivais, como ocorreu no século passado. A declaração foi dada durante reunião com empresários em Kuala Lumpur, na Malásia, onde Lula participa da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Segundo o presidente, o Brasil quer ampliar as relações econômicas de forma plural, sem escolher lados em disputas entre potências globais como Estados Unidos e China.

"A Asean é um parceiro muito importante e tende a ser muito mais importante, porque o mundo de hoje não aceita mais uma nova Guerra Fria", afirmou ele.

"A gente não quer uma nova disputa do lado dos Estados Unidos, do lado da China. A gente quer estar do lado da China, dos Estados Unidos, da Malásia, da Indonésia, de todos os países do mundo que queiram fazer negócio conosco”, concluiu Lula.

Integração regional e política externa

Lula também ressaltou a necessidade de fortalecer a integração na América do Sul, classificando como ultrapassada a postura de isolamento que, segundo ele, marcou períodos anteriores da política externa brasileira.

"O Brasil olhava para a Europa e os Estados Unidos, e nós resolvemos tomar a decisão de que era preciso fazer o Brasil ter uma importância maior na geopolítica econômica e comercial”, disse, ao relembrar diretrizes adotadas desde seu primeiro mandato, em 2003.

Negociações com os EUA

O encontro com empresários ocorreu poucas horas depois de Lula se reunir com o presidente norte-americano Donald Trump. O brasileiro defendeu a revogação do tarifaço, que elevou em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Diplomatas dos dois países devem iniciar ainda neste domingo as negociações para revisão das medidas impostas por Washington.

Lula

Leia também

Prefeitura do Recife abre vagas para cursos gratuitos de qualificação na Comunidade do Bem


Lula pede fim de tarifaço contra o Brasil em encontro com Donald Trump na Malásia


João Campos amplia investimentos habitacionais na Comunidade do Bem com mais três conjuntos aprovados