Prazos e condições do P-Fies e novo FIES para 2025; confira detalhes

Yan Lucca | Publicado em 15/01/2025, às 12h19

Confira mais detalhes - Foto: José Cruz / Agência Brasil
COMPARTILHE:

Os estudantes interessados em acessar ou renovar financiamentos estudantis através do P-Fies, oferecido pelo Banco do Nordeste (BNB), ou do Novo FIES, gerido pela Caixa Econômica Federal, devem estar atentos aos prazos e condições para o primeiro semestre de 2025.

P-Fies: inscrições até 27 de fevereiro

O Programa de Financiamento Estudantil (FNE P-Fies) do Banco do Nordeste está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro. O programa é voltado para estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos do Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino devem ter convênio com o BNB.

Para 2025, estão disponíveis R$ 29 milhões para o financiamento, sendo R$ 513 mil destinados a Pernambuco. O P-Fies utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O pagamento pode ser realizado em até três vezes o tempo de duração do curso, com prestações mensais equivalentes a 35% do valor da mensalidade, acrescidas de juros, sem período de carência. Os formulários e links para solicitação estão disponíveis no site do Banco do Nordeste.

Novo FIES: prazo até 31 de maio para aditamentos

A Caixa Econômica Federal deu início, nesta quarta-feira (15), ao calendário de aditamentos contratuais do Novo FIES para o primeiro semestre de 2025. Cerca de 133 mil estudantes devem realizar as manutenções obrigatórias — como aditamentos semestrais, suspensão temporária, transferências e encerramentos antecipados — até o dia 31 de maio.

O processo pode ser realizado pelo portal SifesWeb ou pelo aplicativo FIES CAIXA, disponível para Android e iOS. O aplicativo permite realizar aditamentos de renovação, suspensões temporárias e até a emissão de boletos de parcelas em aberto.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Condições para renovação

Os contratos do Novo FIES devem ser aditados semestralmente, com a renovação iniciada pela faculdade e validada posteriormente pelo estudante. Para efetivar o aditamento, o aluno deve estar adimplente.

A Caixa reforça que estudantes que tenham dúvidas sobre o processo devem procurar suas instituições de ensino superior.

Mais informações

As informações detalhadas sobre o P-Fies estão disponíveis no site do Banco do Nordeste, enquanto dados sobre o Novo FIES podem ser consultados no site da CAIXA ou pelo aplicativo FIES CAIXA.

banco do nordeste P-Fies Novo FIES Caixa Econômica Federal

Leia também

Com alta demanda, Prefeitura do Recife inaugura ampliação de Centro TEA da Madalena


Fake news sobre impostos e novas regras da Receita derrubam uso do Pix em janeiro


Prefeitura do Paulista quita salários de dezembro dos servidores efetivos