Trabalhadores da Copergás aprovam Estado de Greve

Jamildo Melo | Publicado em 17/01/2025, às 09h02

Trabalhadores estão inconformados com as negociações salariais - Divulgação
COMPARTILHE:

Os funcionários da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) realizaram assembleia e aprovaram a instalação de estado de greve, em protesto contra a retirada de direitos promovidos pela administração da companhia, sem consulta ou negociação com os trabalhadores.

A categoria é representada pelo Sindipetro PE/PB e vinha realizando uma série de reuniões com a empresa para realização do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Depois da última assembleia dos trabalhadores, no final de dezembro, rejeitada a proposta da Copergás, a administração sinalizou pelo fim das conversas, cortando cláusulas do ACT.

O sindicato diz que isto causou insatisfação e culminou na decisão do estado de greve.

Outra decisão da assembleia foi a manutenção de estado de assembleia permanente, podendo convocar a categoria a qualquer tempo para dialogar sobre o avanço ou não, de uma paralisação grevista dos trabalhadores.

“O recado da categoria foi dado! Não aceitamos vale tudo nas relações de trabalho. Queremos negociar retomando de onde páramos, na rejeição da última proposta do ACT e não aceitaremos retirada de direitos. O estado de greve é um alerta para a gestão da Copergás, de que nós funcionários exigimos respeito!”, afirmou Thiago Gomes, diretor do Sindipetro PE/PB e funcionário da companhia, ao site Jamildo.com.

Enquanto o sindicato endurece, buscando entendimento, na administração da companhia a dança das cadeiras já foi realizada.

Saiu o gestor Felipe Valença, e entrou o advogado, Bruno Monteiro Costa, que assume já tendo de lidar com uma possível greve na estatal pernambucana de gás natural. Bruno Costa é formado em Direito pela UFPE e tem mais de 20 anos de carreira. Atualmente é assessor na Secretaria de Projetos Estratégicos e já foi gestor Jurídico no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e na Secretaria da Criança e Juventude, em 2011.

Resposta da Copergás

"As negociações continuam em andamento, e a Copergás está empenhada em alcançar soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas", explicou a estatal, ao site Jamildo.com.

A Copergás é uma empresa estatal, responsável pela distribuição de gás natural em Pernambuco. Atende aos mercados industrial, residencial, comercial, veicular, de cogeração de energia e a Refinaria Abreu e Lima, segundo informações da própria empresa. A sua importância se dá na medida em que tem o poder de levar energia para as indústrias pelo interior, ajudando o desenvolvimento econômico.

copergás gás natural estado de greve

Leia também

Copergás expande rede de gás natural em Caruaru para fortalecer polo industrial


Com foco em ampliação da rede pelo interior, Copergás chega em Nazaré da Mata


Petroleiros farão campanha pelos 10 anos da construção da Refinaria Abreu e Lima