Cynara Maíra | Publicado em 23/12/2024, às 12h41
A CAIXA começou, na sexta-feira (20), o pagamento da parcela de dezembro do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal voltada para alunos do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os valores serão depositados em contas Poupança CAIXA Tem, abertas automaticamente em nome dos estudantes, e poderão ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem.
O pagamento será realizado de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos beneficiários. Veja o cronograma de distribuição:
Informações sobre o status de pagamentos, regras do programa e consultas escolares podem ser acessadas no aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação. Já detalhes específicos sobre os depósitos estão disponíveis no aplicativo CAIXA Tem.
Criado pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro a estudantes com frequência escolar adequada e que cumpram as exigências do programa. Além das parcelas mensais, o aluno pode receber um bônus anual de R$ 1.000, condicionado à aprovação no ano escolar.
Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao final do 3º ano também terão direito a um valor adicional de R$ 200, pago em parcela única.
Como agente operador do Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio (FIPEM), a CAIXA é responsável pela gestão dos recursos.
Além disso, desempenha o papel de agente financeiro, encarregado da abertura de contas e da disponibilização dos valores indicados pelo Ministério da Educação, que gerencia o programa.
Em impasse entre Prefeitura e empresa, Paulista pode ficar sem coleta de lixo no Natal e Ano Novo
Reforma Administrativa de João Campos avança com aprovação unânime nas comissões da Câmara
Mirella já tem nova marca para gestão em Olinda