Jamildo Melo | Publicado em 21/01/2026, às 16h21 - Atualizado às 17h13
A empresa Neonergia juntou os carnavais de Pernambuco e Bahia em 2026. A concessionária de energia juntou o cantor Alceu Valença e banda BaianaSystem em sua campanha de segurança no Carnaval.
Os artistas foram contratados para estrelar um frevo que dá dicas de segurança na folia. Com milhões de foliões e turistas nas ruas de cidades como Recife e Salvador, o grupo espanhol trabalha para afastar o risco de acidentes, em palcos, ou em postes.
A canção foi composta por Alceu e tem como título "seja inimigo do fim", em referência à quarta-feira de Cinzas, mas também em relação à vida, em casos de acidentes com energia, quase sempre fatais.
"Fiz a música na hora, em um surto criativo. Foi maravilhoso", comentou o artista, que este ano se apresenta pelo segundo ano no Recife com o bloco Bicho Maluco Beleza, no dia 8 de janeiro.
Nesta quarta, em um evento em Olinda, a empresa explicou as ações que vem realizando para os principais polos de Carnaval e eventos.
No Recife Antigo, por exemplo, a empresa fez a inspeção de 68 quilômetros da rede e substituiu mais de 20 postes. No período de festa, haverá 18 equipes de prontidão, com 340 colaboradores.
Em Olinda, onde estão previstos sete palcos oficiais e 4 milhões de turistas neste Carnaval, a empresa identificou pontos sensíveis e fez o envelopamento de postes para evitar acidentes.
A empresa disse que espera 450 ligações provisórias para a festa na cidade patrimônio mundial. Com 23 equipes de prontidão e 300 colaboradores, antes da festa a Neoenergia inspecionou 184 quilômetros de rede e fez a poda de 1200 árvores.
Na festa do Galo da Madrugada, a Neoenergia retirou três toneladas d fios de telefonia e fez a poda de 516 árvores, depois de inspecionar 82 quilômetros de rede. A empresa espera 200 ligações provisórias para o comércio nos arredores.
"Vamos ter mais de 70 profissionais em locais estratégicos", explicou Saulo Cabral, acrescentando que também foram retirados os fios no caminho do Homem da Meia Noite.
O executivo disse que a Neonergia vai ter tolerância zero com as ligações clandestinas e que investiu R$ 12 milhões na operação Carnaval, que também inclui reforço nas praias, para quem prefere o mar nos dias de festa.
Conforme o site Jamildo.com foi informado, as ligações provisórias do comércio temporário precisam ser formalizadas inicialmente nas prefeituras e depois serem solicitadas à empresa, com ao menos cinco dias de antecedência.
Carnaval de Bezerros vai contar com imagens de Jota Borges
Governo de Pernambuco libera crédito para empreendedores no Carnaval; valores chegam até R$ 21 mil
Carnaval 2026: Recife tem mais de 60 prévias gratuitas