Loyo detalha ações no Litoral Norte e Agreste e aposta em concessões para destravar turismo em Pernambuco

Jamildo Melo | Publicado em 26/12/2025, às 10h45 - Atualizado às 11h08

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, ao centro de sua equipe - Jamildo.com
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, em balanço sobre as iniciativas de 2025, listou uma série de ações voltadas para buscar estruturar e ampliar a atividade turística no Litoral Norte.

Em conversa com o site Jamildo.com, Loyo contou que a promessa de reabertura do projeto Peixe Boi, em Itamaracá, está mais próxima.

"O ICMBio fará uma concessão. No dia 17 de janeiro haverá a abertura das propostas da concessão. O Forte Orange também vai ser operado por uma concessão e já teve audiência pública", citou.

Ainda na região, como ação de Estado, o presidente da Empetur conta que será feito o saneamento da Coroa do Avião, atrativo entre Igarassu e Itamaracá. "Foi uma promessa da governadora Raquel Lyra para a prefeita Elcione"

No mesmo pacote, existe a melhoria de estradas de acesso (PE 14) bem como a expectativa de recuperação via concessão de equipamentos já instalados.

Na entrevista, o presidente da Empetur defendeu que os empresários do setor do litoral Norte precisam se unir e vender a região, como já fez o pessoal de Porto de Galinhas.

"Em Porto e região, essa união existe há 40 anos, com R$ 2 milhões investidos em promoção turística por ano. Hoje eles são top 1 e top 2 no Brasil".

Ações no Agreste

Eduardo Loyo contou ainda que está em montagem uma rota do enoturismo, que envolve cidades do agreste como Bonito e Gravatá, além do tradicional Vale do São Francisco.

"Na região do Vale do Catimbau, um empresário do Recife montou uma pousada de charme e terá produção própria, a Vinicula Rupestre", citou.

Nesta semana que passou, Loyo comemorou o início de um voo com a Ibéria, no mercado europeu. Ele contou que foram dois anos de negociações, sem alarde. Outra negociação envolve Cabo Verde, tanto para turismo como cargas, como sulanca exportada pelo Agreste.

"Somos o único Estado do Nordste com seis companhias aéreas vindo para cá. No ano passado, tivemos 9,6 milhões de passageiros no Aeroporto do Recife. Este ano vamos quebrar a marca dos 10 milhões"

Turismo Empetur Eduardo Loyo

Leia também

Pernambuco se consolida como hub aéreo do Nordeste em 2025, diz Empetur


Orla de Jaboatão: Marinas, embarcações e comércios serão cadastrados


Empresários de Fernando de Noronha divulgam a ilha no Paraná