Investindo em Noronha, Raquel vai reformar até cemitério da ilha

Jamildo Melo | Publicado em 05/07/2025, às 08h54 - Atualizado às 09h03

Governadora Raquel Lyra disse que ilha de Noronha foi abandonada por muito tempo - Divulgação
COMPARTILHE:

Sem alarde, o Governo do Estado abriu a licitação para reforma do cemitério de Fernando de Noronha, arquipélago administrado por Pernambuco.

A licitação será conduzida pela CEHAB, estatal de habitação do Estado. A abertura das propostas das empresas interessadas já está marcada para 27 de julho.

A reestruturação do cemitério visa a construção de uma capela, 132 gavetários, 60 ossuários, reforma do muro, instalação de estação de tratamento de efluentes e pavimentação de 772,93 m² com piso intertravado. Juntas, as três intervenções somam cerca de R$ 4,5 milhões.

A governadora Raquel Lyra (PSD) recentemente empossou o ex-deputado Daniel Coelho como secretário estadual do Meio Ambiente, pasta que cuida da ilha.

“Noronha precisa conciliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social. Esses projetos garantem que a população local participe desse processo. Nós estamos muito felizes com as mudanças que o Governo de Pernambuco está promovendo na ilha”, declarou Daniel.

Fernando de Noronha é foco de um duro impasse entre o Executivo e Legislativo em Pernambuco.

A Assembleia não marca a sabatina do indicado por Raquel para ser administrador geral da ilha. Para contornar a situação, Raquel nomeou o advogado Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira como administrador interino.

A falta de votação da indicação do administrador pela Assembleia foi um dos focos das falas de Daniel Coelho em sua posse.

A indicação está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, presidida pelo bolsonarista Coronel Alberto Feitosa (PL), duro opositor da governadora.

Nesta quarta-feira (2), o Governo anunciou um pacote de R$ 40 milhões em investimentos na ilha.

“Hoje anunciamos um pacote de investimentos para Fernando de Noronha que envolve obras de saneamento, além da requalificação de patrimônios históricos e culturais protegidos pelo Iphan e a recuperação de equipamentos essenciais, como o Palácio São Miguel. Também estamos trabalhando na segunda etapa das obras da pista do aeroporto, pois a pista principal está completa. Estamos felizes em poder transformar a realidade de uma ilha que foi abandonada por muito tempo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Daniel Coelho Raquel Lyra Noronha

Leia também

Focada em 2026, Raquel Lyra define Daniel Coelho como secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha


Ministério dos Portos e Aeroportos e ANAC cobram Governo Raquel Lyra após novo afundamento em pista de Noronha


Agência Estadual de Meio Ambiente avalia geração de energia renovável em Fernando de Noronha