Empresários de Fernando de Noronha divulgam a ilha no Paraná

Plantão Jamildo.com | Publicado em 11/07/2025, às 14h37 - Atualizado às 15h37

Noronha Te Aguarda está na terceira etapa atingindo já 120 agentes capacitados em 2025. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) promoveu a terceira etapa do roadshow “Noronha Te Aguarda”, desta vez no Paraná. Os encontros aconteceram nas cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba, com o objetivo de capacitar agentes de viagem e operadores locais, fortalecer a divulgação do destino e impulsionar a economia da ilha por meio de um turismo mais qualificado.

As ações em Foz do Iguaçu e Cascavel contaram com a parceria da FRT Operadora, enquanto o evento em Curitiba foi realizado exclusivamente pela APFN, reunindo representantes da Empetur, da rede hoteleira noronhense e profissionais do setor.

“Nosso objetivo é estreitar laços com o trade turístico do Sul, que tem um potencial crescente para Noronha, e garantir que o destino seja vendido com responsabilidade e conhecimento técnico. Isso impacta diretamente na experiência do visitante e no desenvolvimento econômico da ilha”, destaca Lúcia Smith, presidente da APFN.

Ao todo, cerca de 40 profissionais do setor foram capacitados com informações atualizadas sobre o arquipélago, como regras de acesso, estrutura hoteleira, atrativos turísticos e diferenciais ambientais. Desde a primeira etapa do roadshow, aproximadamente 120 profissionais já foram impactados pela iniciativa.

Além de Lúcia Smith e da diretora-executiva da APFN, Manuela Fay, participaram dos encontros o superintendente de Turismo da Administração de Fernando de Noronha, Paulo Henrique Guerra Alves; o executivo de mercado sênior da Empetur, Marcelo Pessoa; e Claudia Ruiz, representante das pousadas Maria Bonita e Maria Flor. As pousadas Zé Maria e Pousada da Villa também participam da ação.

Para Paulo Henrique Guerra, Superintendente de turismo do arquipélago, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. "Foram três dias de imersão, com informações fidedignas para os emissoes do Sul. Foi muito mais do que o esperado. Estamos vendo os números do turismo voltarem a aumentar em Noronha e este diálogo com o trade é de extrema importância", classifica Guerra.

Ele adiantou ainda que o calendário de eventos da ilha está sendo revisado e a administração atual pretende retomar os eventos esportivos de grande representatividade e visibilidade, atraindo ainda mais turistas. 

Com média anual de 100 mil visitantes, Fernando de Noronha tem no turismo sua principal atividade econômica. A aposta da APFN é na qualificação dos profissionais do trade para estimular um crescimento sustentável e ampliar o tempo de permanência dos turistas na ilha.

Turismo fernando de noronha APFN