Em evento no Recife, Ceplan debate desafios para desenvolvimento do Nordeste

Jamildo Melo | Publicado em 10/11/2024, às 07h37

Paulo Câmara participa de debate no Recife sobre desenvolvimento regional - Foto: Francisco Nero
COMPARTILHE:

Parte da economia está migrando para o digital no comércio, no processamento em nuvem e nos serviços em aplicativos, por exemplo. Uma outra fração pede a execução de importantes infraestruturas nos portos, na logística e nas concessões públicas. Todos precisam de recursos financeiros para retirarem seus planos do papel e colocar a roda dos negócios para girar.

Nesta linha é que,  a a Ceplan Consultoria e o portal Movimento Econômico promoverão o evento “Os desafios da infraestrutura física e digital” , reunindo empresários, investidores, executivos e interessados no desenvolvimento da região.

As discussões abrangem desde a infraestrutura digital, que atende aos negócios do setor de telecom, de data centers e de startups; à infraestrutura física, com foco no sistema portuário, logístico e de saneamento. Destaque para a mesa de debates que envolve as instituições financeiras, responsáveis pelo financiamento desses projetos.

A primeira mesa colocará foco nos “Desafios da Infraestrutura Digital”, com mediação do economista Jorge Jatobá, sócio da Ceplan. O fundador e CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, vai falar sobre os gargalos do setor de telecom.

O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, vai abordar o mercado de data center e as oportunidades para a região. Neste ponto, o Ceará já passou Pernambuco faz tempo. Por aqui, no Recife, se fez uma guerra para a implantação de um cabo de fibra ótica submarino, que acabou sendo descartado diante das dificuldades.

O presidente do Porto Digital do Recife, Pierre Lucena, participa com a visão de um dos maiores centros produtores de startups do país.

A economia física também tem gargalos que precisam ser superados. Sob mediação de Tânia Bacelar, a segunda mesa colocará luz nos “Desafios da Infraestrutura para Mobilidade, Cargas e Transporte”.

O presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, tratará das necessidades dos terminais portuários. O presidente da Agemar, Manoel Ferreira, complementa com a sua visão privilegiada no setor de logística.

O CEO da EFFICO, Roberto Tavares, faz sua contribuição ao debate, com foco nas concessões públicas, em particular o abastecimento de água e saneamento, que reservam novos negócios.

O presidente da Ceplan, Paulo Guimarães, fará a mediação da última mesa da Análise Ceplan: “Perspectiva de Financiamento e Investimento em Infraestrutura no NE”. O primeiro a falar sobre um tema-chave é a diretora Financeira e de Crédito do BNDES, Maria Fernanda Coelho.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, mostrará como o banco de desenvolvimento pode ajudar no financiamento de obras. A diretora da JIVE-Mauá Capital, Karla Bertoco, traz a perspectiva dos fundos de investimentos.

economia Nordeste Ceplan

Leia também

Com dois novos hoteis, operadora hoteleira do Novotel Recife amplia presença no Nordeste


Financiamento do BNB em energia solar em Pernambuco já supera R$ 150 milhões e supera 2023