Plantão Jamildo.com | Publicado em 22/01/2026, às 16h59
Crescimento do turismo internacional colocou Brasil na liderança entre os principais destinos globais em 2025, segundo edição mais recente do World Tourism Barometer, relatório da ONU Turismo divulgado nesta terça-feira (20). Entre janeiro e dezembro do ano passado, o país registrou alta de 37% nas chegadas de visitantes estrangeiros na comparação com 2024, desempenho superior ao de outros destinos com expansão relevante no período.
Dados da ONU mostram que o avanço brasileiro superou o crescimento observado em países como Egito (20%), Marrocos (14%) e Ilhas Seychelles (13%). Com esse resultado, o Brasil aparece como o destino com maior variação positiva entre os mercados monitorados pelo levantamento internacional.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que os números refletem a consolidação do país no cenário global. “O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano”, declarou.
Em escala global, o relatório aponta que mais de 1,5 bilhão de turistas realizaram viagens internacionais em 2025, cerca de 60 milhões a mais do que no ano anterior. No mesmo período, o Brasil alcançou recorde histórico, com 9,3 milhões de turistas estrangeiros desembarcando no país, número acima da meta anual de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho confirma a estratégia adotada para reposicionar a imagem do país no exterior. “Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é fruto de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos”, afirmou.
O diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, Heitor Kadri, destacou que o crescimento brasileiro ocorreu acima da média regional. “Enquanto as Américas cresceram 1% e a América do Sul avançou 7% em 2025, o Brasil se destacou com um crescimento de 37% nas chegadas internacionais. Esse resultado reflete um posicionamento consistente do país, apoiado pela ampliação de rotas, qualificação de produtos e alinhamento com políticas de turismo sustentável”, disse.
Carnaval Recife 2026: João Campos anuncia programação dos polos centralizados
Agente Secreto projeta Recife no exterior e impulsiona turismo audiovisual
Rede hoteleira do Recife projeta alta demanda no Carnaval e aposta em planejamento para dar conta