Wolney Queiroz anuncia reforço de peritos para reduzir fila da perícia em Pernambuco

Plantão Jamildo.com | Publicado em 30/12/2025, às 14h26

-
COMPARTILHE:

Wolney Queiroz anunciou, nesta segunda-feira (29), em Araripina, ações voltadas à redução da fila da perícia médica em Pernambuco, com a incorporação de 39 novos peritos médicos federais ao estado. A agenda integrou a estratégia do Ministério da Previdência Social para ampliar a capacidade de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante a visita, o ministro apresentou as duas peritas médicas que passarão a atuar no município de Araripina. A lotação das profissionais atende a uma demanda apresentada pela gestão municipal e ocorre após a conclusão do concurso público realizado em 2025, o primeiro para a carreira em 15 anos. As peritas estão em fase de treinamento e devem iniciar os atendimentos nas Agências da Previdência Social da cidade.

Segundo o ministério, o Nordeste concentrou o maior número de nomeações no concurso, com 268 dos 500 peritos aprovados em todo o país. A ampliação representa aumento estimado de 31% na capacidade operacional da região, com impacto direto na redução do tempo de espera por perícias médicas.

Na agenda no Sertão do Araripe, Wolney Queiroz também se reuniu com prefeitos da região, entre eles Múcio Angelim (Parnamirim), Otávio Pedrosa (Bodocó) e Junior Pinto (Exu). O encontro ocorreu em Bodocó, na residência do prefeito de Bernardo do Mearim (MA), Junior Xavier.

O ministro visitou ainda uma agência do INSS em Araripina e participou, ao lado do prefeito Evilásio Mateus, de uma ação do programa “Veja Bem Araripina”, que promove a doação de óculos a crianças da rede municipal de ensino.

INSS wolney queiroz

Leia também

Wolney Queiroz faz balanço de 2025 e detalha devolução a aposentados do INSS


Secretário-Executivo da Previdência é exonerado por Wolney Queiroz após prisão em operação contra descontos ilegais no INSS


PDT busca Marília Arraes enquanto negocia federação com PSB que pode levá-la ao palanque de João Campos