Cynara Maíra | Publicado em 25/11/2025, às 11h29 - Atualizado às 12h14
O prefeito João Campos (PSB) lançou, na segunda-feira (24), o Programa Novos Horizontes, iniciativa voltada ao cuidado e acompanhamento de pessoas em situação de dependência química no Recife.
O objetivo do programa é atuar diretamente na cidade, com equipes especializadas em unidades móveis. Uma base fica ficará no recém-inaugurado Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP), localizado em Santo Amaro.
Para fazer o acompanhamento em rua, o programa terá um micro-ônibus com sala de escuta e acolhimento, além de um trailer equipado com chuveiros e sanitários para higiene pessoal.
A ideia seria integrar o programa com as equipes do Consultório na Rua e do Recife Acolhe, que já atuam no cuidado com pessoas em situação de dependência química.
A equipe do Novos Horizontes atuará com foco na redução de danos e na mediação para outros serviços da rede pública. O atendimento inclui escuta qualificada em sala reservada, acesso à higiene e articulação com comunidades terapêuticas e a rede de saúde.
"O Novos Horizontes é uma ação específica da área de política sobre drogas para podermos fazer uma abordagem com cuidado, olhando para a reinserção", afirmou João Campos. O gestor destacou que o objetivo é oferecer um caminho de proteção e reconstrução de vínculos para quem enfrenta o uso abusivo de substâncias psicoativas.
Durante sua entrevista para CBN Recife, João Campos já tinha citado sobre como o trabalho com pessoas em situação de rua, principalmente em situação de dependência química, era complexo e multidisciplinar
"Qual é a grande meta nossa? É a gente poder acolher as pessoas e reduzir o número de pessoas que estão em situação de rua. Para isso, é fundamental as políticas de assistência, mas a gente tem que encontrar uma porta de saída. A gente só faz isso se a gente acolhe, se a gente dá oportunidade. E, claro, cada caso é um caso. Então, uma pessoa que tá em uma situação de dependência química ou que tem uma doença psiquiátrica severa, ela tem que ter um acompanhamento diferente", disse o político.
O novo programa deve se somar ao CINPOP, inaugurado no começo de novembro. Com investimento de R$ 1,1 milhão, o centro integrado reúne serviços de assistência social, saúde e acesso à Justiça em um só local, tendo capacidade para 150 atendimentos diários.
A secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, explicou que o Novos Horizontes utilizará a base do CINPOP para garantir acolhimento contínuo.
A ampliação dos serviços ocorre em um momento de crescimento da demanda. Dados de março de 2025 apontam o Recife como a 11ª capital brasileira com maior número de pessoas em situação de rua.
O levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (Polos-UFMG) indica que o perfil majoritário dessa população é formado por homens (84%) entre 18 e 59 anos.
A pesquisa também revela a precariedade econômica do grupo: 81% sobrevivem com até R$ 109 mensais, valor equivalente a apenas 7,18% do salário mínimo.
Além dos números mais recentes, o Jamildo.com montou, com auxílio de ferramenta de inteligência artificial, um infográfico com as principais informações do Censo da População de Rua do Recife, publicado em 2023: