Clara Nilo | Publicado em 07/11/2025, às 11h12 - Atualizado às 11h29
De acordo com a Prefeitura do Recife, a cidade brasileira terá a maior delegação de jovens na COP30, em Belém (PA). Trinta e seis participantes do programa Jovens no Clima 2025, com idades entre 18 e 29 anos, embarcam neste sábado (8) para representar a capital pernambucana.
Eles apresentarão projetos desenvolvidos em seus territórios entre maio e setembro deste ano, participarão de painéis e integrarão uma agenda de visitas técnicas e atividades culturais. Os jovens participarão da Zona Verde da conferência, espaço dedicado à sociedade civil, e estarão em atividades oficiais até o dia 15 de novembro.
Nesta quinta-feira (6), a PCR, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realizou um encontro preparatório com o grupo, no edifício-sede. Durante o evento, os participantes receberam um kit viagem e conheceram os detalhes da programação.
Para o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, a presença da delegação reforça o compromisso da gestão com a liderança juvenil nas pautas ambientais.
"É preciso reconhecer a potência criativa da juventude recifense na construção de soluções sustentáveis para os desafios climáticos e que ações lideradas por jovens podem inspirar transformações reais”, afirmou o secretário.
O Jovens no Clima é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, sendo financiado pelo Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies. O Recife é a única capital brasileira entre as 100 cidades do mundo beneficiadas pela iniciativa.
Cada coletivo selecionado recebeu R$ 20 mil para desenvolver projetos que combinam sustentabilidade, justiça climática e inovação social, e que agora ganham projeção internacional na COP30.
Fala de Kassab dificulta ainda mais chance de Lula e PT no palanque de Raquel Lyra em 2026
Lula convoca líderes globais a transformar promessas em ação durante a COP30
Raquel Lyra investe no combate à fome com fomento de 62 cozinhas solidárias e novo Plano Estadual