Para turbinar Minha Casa Minha Vida no Recife, João Campos vai perdoar dívidas de imóveis antigos e levar a leilão terrenos abandonados

Jamildo Melo | Publicado em 28/10/2025, às 15h06 - Atualizado às 15h37

João Campos, na sede do Sinduscon - Jamildo.com
COMPARTILHE:

O prefeito do Recife, João Campos, aproveitou uma reunião conjunta da Ademi e Sinduscon, nesta terça-feira, para anunciar mais duas iniciativas para turbinar a criação de áreas para construção na capital e com isso estimular o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação popular.

João Campos disse que as duas ações vão ganhar a forma de projeto de lei e serão enviadas para avaliação da Câmara Municipal do Recife. Ele disse que as duas medidas são instrumentos de ação contínua de regulamentação urbanística.

A primeira a ser citada foi a remissão de dívidas de imóveis no centro do Recife, vinculados a área do Recentro. "O estoque das dívidas (muitas delas históricas) seja do tempo de Dom Pedro não pode ser um impeditivo para o crescimento da cidade", afirmou.

Depois João Campos focou nas áreas abandonadas e sem uso algum no Centro, que poderão ser levadas à desapropriação em um leilão público.

"Trata-se de um instrumento moderno, para aquelas áreas sem uso, com problemas burocráticos irreversíveis. Elas não vão virar patrimônio público com a desapropriação, apenas vão sair da mão de um privado e podem ser comprados por outro privado".

"Não faz sentido ter incentivos, ter recursos da Caixa, mas não ter área para construir. Vamos entrar nesta luta para atrair investimentos, empregos e uma cidade melhor para todos"

O prefeito foi aplaudido mais de uma vez pelos empresários, que elogiaram a equipe da PCR e os vereadores Romero Jatobá e Samuel Salazar. "Pode ter polêmica? Pode... mas nesta gestão não podemos ter medo. E não temos medo de fazer o que é certo e melhor para a cidade", declarou João Campos.

Neste ano, a Prefeitura do Recife já aprovou uma lei específica para retrofit no Recife Antigo, inspirada no Rio de Janeiro e que criou um boom imobiliário por lá.

Conforme já informou o site Jamildo.com, a grande jogada é engajar o mercado imobiliário na iniciativa. Uma construtora que apostar em um retrofit para habitação no Centro do Recife ganhará o direito de ampliar o potencial construtivo em Boa Viagem, por exemplo.

João Campos fez esta promessa em reunião com o Sinduscon e Ademi, quando era candidato.

O incentivo vai valer para imóveis no bairro do Recife e sua área histórica, além de São José, Santo Antônio e Boa Vista.

João Campos Minha Casa Minha Vida recife antigo

Leia também

João Campos participa de reunião conjunta Ademi e Sinduscon nesta terça


João Campos amplia investimentos habitacionais na Comunidade do Bem com mais três conjuntos aprovados


Com ajuda do Minha Casa Minha Vida e iniciativa privada, João Campos espera dar vida nova ao coração do Recife