Jamildo Melo | Publicado em 20/11/2024, às 10h08 - Atualizado às 13h22
A Casa José Mariano aprovou, em sessão plenária, o projeto de lei do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) que altera o nome do Campo do Pina, para Gramadão Armando Monteiro Filho, em homenagem ao ex-senador da República e ex-ministro de Estado.
Localizado em frente ao 19º Batalhão da Polícia Militar, o espaço é um símbolo de lazer e esporte para o Recife e agora carrega o nome de uma figura marcante na história de Pernambuco.
O vereador Rodrigo Coutinho destacou a importância da homenagem.
“Armando Monteiro Filho foi um homem público de trajetória exemplar, que sempre esteve comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e com a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. Dar o nome dele ao Gramadão é reconhecer sua contribuição para o país e para o Recife”, afirmou.
A proposta faz parte das ações de Rodrigo Coutinho, que foi eleito para seu terceiro mandato como vereador e busca se destacar valorizando a memória histórica e cultural da cidade.
“Esse é um espaço frequentado por milhares de moradores e visitantes. Com essa mudança, também trazemos para o presente a lembrança de um pernambucano que deixou um legado de trabalho e compromisso com a sociedade”, ressaltou Rodrigo Coutinho, ex-secretário de Exportes do Recife e que se destacou justamente por organizar ações esportivas nos bairros.
"Agora, com a aprovação da lei, o Gramadão Armando Monteiro Filho passa a ser um marco não apenas no esporte, mas também na preservação da história de Pernambuco, servindo de inspiração para as gerações futuras".
Armando Monteiro Filho faleceu no dia 2 de janeiro de 2018, aos 92 anos, em Recife, devido a complicações pulmonares. Ele foi um engenheiro e também de destacou por ter sido ministro da Agricultura durante o governo de João Goulart. Além do setor de usinas, o empresário foi dono do Banco Mercantil de Pernambuco.