Câmara do Recife promove sessão solene em homenagem aos garis

Jamildo Melo | Publicado em 16/05/2025, às 09h18 - Atualizado às 09h42

Hoje, os garis não apenas integram a rotina das cidades, mas também ganham visibilidade nas redes sociais - Divulgação
COMPARTILHE:

O termo surgiu em 1976, quando o francês Pedro Aleixo Gary fundou a primeira empresa de coleta de lixo do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foi assim que se convencionou chamar os “garis” para que as ruas fossem limpas, sobretudo após a passagem dos cavalos.

Do século XIX até os dias atuais, muita coisa mudou, mas uma delas se mantém firme: a importância dos garis para o bem estar social, com a higienização e preservação das cidades.

Esses profissionais garantem a salubridade de ruas, praças, campos e praias, atuando com dedicação sob quaisquer condições climáticas.

Pois bem...

Os garis e trabalhadores da Limpeza Urbana serão homenageados durante Sessão Solene nesta sexta-feira (16), às 10h, na Câmara Municipal do Recife, pelo Dia Municipal do Gari.

A data serve, ainda, como um importante lembrete: a limpeza urbana é uma responsabilidade compartilhada, que depende da colaboração ativa de cada cidadão.

A reunião aolene é iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), que também é sindicalista e presidente da Força Sindical de Pernambuco.

De acordo com o vereador, em função do fortalecimento da relevância desses profissionais, tomou a iniciativa de promover a reunião solene e prestar homenagem aos trabalhadores que cuidam e zelam pela cidade, neste 16 de maio, Dia Municipal do Gari, comemorado no Recife, através da Lei 18.341/2017.

Hoje, os garis não apenas integram a rotina das cidades, mas também ganham visibilidade nas redes sociais, como o Kwai, onde compartilham os desafios e as superações da profissão.

O Gari Gato

O Gari Gato de BH varreu a internet com seu charme e bom humor e hoje soma 4 milhões de seguidores e 31,5 milhões de curtidas no Kwai, compartilha sua rotina de trabalho, momentos ao lado da família, além de vídeos engraçados.

A galera entra na rota de coleta do Gari Gato, numa brincadeira onde fingem ser lixo só para sentir o "toque mágico" do herói da limpeza.

Coletor de lixo que trabalha e se diverte

Para quem precisa de uma dose diária de bom humor, tem que ver o "efeito Gari MS". Com um sorriso que varre a tristeza e passos de dança, ele é uma espécie de novo guru do bom humor na plataforma (seus 559.6 mil seguidores e 6.4 milhões de curtidas não mentem)! A ideia é transformar a árdua rotina em palco para leveza e positividade.

Recife limpeza urbana Garis