Otávio Gaudêncio | Publicado em 18/02/2026, às 07h52 - Atualizado às 09h02
A Prefeitura de Olinda reciclou mais de 43 toneladas de resíduos durante o Carnaval deste ano, entre a quinta-feira (12) e a terça-feira (17), por meio do Programa Carnaval Sustentável.
A ação ocorreu por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, em parceria com catadores da região e eventos privados.
Na coleta seletiva, foram recolhidas cerca de 30 toneladas de resíduos, com destaque para alumínio (15 toneladas) e PET (12 toneladas). Já nos eventos privados, o principal material coletado foi o papelão, com quase sete toneladas.
A gestão municipal também adotou a arrecadação de óleo de cozinha usado em restaurantes e nos eventos privados durante o Carnaval. Mais de 138 mil litros do material foram arrecadados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, um litro de óleo tem o potencial poluir de poluir 25 mil litros de água.
O município estima que, com os recursos coletados, cerca de 214 toneladas de gás carbônico foram evitados, o equivalente ao plantio de mais de 10,7 mil árvores.
De acordo com a gestão municipal, a iniciativa também reforça a inclusão social e produtiva dos trabalhadores da reciclagem, com papel central na limpeza urbana e na destinação correta dos resíduos gerados durante a festa. Ao todo, 1.164 catadores foram cadastrados e participaram da ação.
A estrutura da iniciativa contou com um ponto de acolhimento, onde os trabalhadores poderiam fazer refeições, descansar e receber atendimento com apoio da secretaria de saúde; e um local específico para recebimento, compra e venda dos materiais.
"Com a iniciativa, o município reforça o objetivo de reduzir o envio de resíduos para aterros, valorizar a cadeia da reciclagem e consolidar o Carnaval como um evento cada vez mais sustentável", afirma a prefeitura de Olinda.
Os dados da ação são atualizados em tempo real em uma plataforma desenvolvida pela secretaria, onde é possível visualizar a quantidade dos materiais coletados e o impacto ambiental da coleta.
Raquel Lyra visita a primeira Sala Lilás da PM, voltada ao combate à violência contra a mulher
PF cumpre mandados para apurar vazamento de dados fiscais de ministros do STF
João Campos visita espaço de proteção para combate ao trabalho infantil no Carnaval