Cynara Maíra | Publicado em 02/05/2025, às 09h26 - Atualizado às 10h35
A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, realiza até o domingo (4) a 9ª edição do Festival Viva Garanhuns, evento que marca o início do Ciclo Junino no estado.
A expectativa da gestão é de que cerca de 500 mil pessoas circulem pelo município durante os quatro dias de programação.
Promovida pela Prefeitura de Garanhuns, o evento acontece em dois polos principais, a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado.
No Parque Euclides Dourado, a programação começa às 15h, com shows de Mirelly Araújo e Geraldinho Lins.
Já no palco da Praça Mestre Dominguinhos, haverá o Festival Playlist, com foco em nomes conhecidos do forró.
Estão programadas apresentações de Pedrinho Pontes, Magníficos, Limão com Mel e Mastruz com Leite, com início às 20h.
O sábado (3) segue com apresentações a partir das 19h na Praça Mestre Dominguinhos, com os artistas Nando Azevêdo, Waldonys, Santanna, Solange Almeida e Falamansa.
No domingo (4), encerram a programação musical os shows de Mônica Almeida, Eliane, Taty Girl e Tarcísio do Acordeon, também a partir das 19h.
No palco do Parque Euclides Dourado, a agenda segue com Assisão, no sábado, a partir das 17h, e com Elys Araújo e Gatinha Manhosa no domingo, a partir das 15h.
A abertura do festival ocorreu na noite da quinta-feira (1), com apresentações de As Januárias, Mariana Aydar, Mestrinho, Jorge de Altinho e Raí Saia Rodada.
O evento desse ano foca em homenagear Dominguinhos, artista nascido em Garanhuns que marcou o forró no país.
Além da programação artística, a Prefeitura de Garanhuns faz ao longo do evento ações para garantir segurança ao público.
Entre as iniciativas está o lançamento da Patrulha da Mulher, que usará mulheres da Guarda Municipal para proteger mulheres no local e a campanha “Ei, moça!”, com cartazes que explicam como pedir ajuda em caso de violência.
Ações educativas que orientam sobre o combate ao trabalho infantil, violência e abuso sexual também estão sendo feitos durante as entradas do evento, no Camarote da Acessibilidade e no Ponto de Apoio no Cesmuc.
Sobre emergências, o Executivo municipal disponibilizou duas ambulâncias do SAMU e garantiu a realização de inspeções dos espaços públicos usados no evento através da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária.
Durante o período dos festejos, está em atividade o projeto Guardiões Ambientais. A iniciativa assegura a coleta seletiva dos resíduos e oferece apoio aos recicladores cadastrados, que recebem fardamento, equipamentos de proteção, alimentação e apoio logístico.
O material coletado poderá ser comercializado diretamente com uma empresa licenciada ambientalmente, parceira da prefeitura.
Pernambuco tem 1,4 mil novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025
Nova PEC da Segurança Pública: Confusão ou Solução?
Albino afirma que Raquel Lyra só prioriza aliados, em detrimento da população